30 de out de 2010

Cuidado com as Unhas



Quem não sonha em ter unhas bonitas? (Bom, eu sim!) Como minha mãe diz "Não há cirurgia plástica para deixar as mãos bonitas". Então, nada melhor do que deixar as suas mãos lindas neste fim de semana. 

Unhas podem dar sinais sobre a saúde do seu corpo
Ao contrário do que muitos podem pensar, as unhas não são apenas um complemento do corpo que tem como principal função proteger as pontas dos dedos ou aumentar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos. Além do aspecto estético, que também faz parte dos cuidados com a beleza e higiene, o que poucas pessoas sabem é que as unhas podem revelar o seu estado de saúde.

Cuidados  
Mantenha suas unhas limpas e secas, porque por baixo delas podem se manter bactérias e outros organismos infecciosos.

As unhas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais para manter seu vigor máximo.

Não roa as unhas. Esse hábito cria um terreno úmido e favorece infecções. Pode também fazer com o crescimento da unha seja irregular.

Evite lixar a parte de cima da unha porque isso destroi a queratina.

Contato com a terra e plantas, pêlos de animais, e utensílios contaminados na cozinha ou em manicures podem favorecer infeccões por fungos,virus e/ou bactérias.

Cigarros e certos produtos químicos, como até mesmo esmaltes e removedores, podem ser prejudiciais às suas unhas e torná-las amareladas.

Evite mexer em unhas encravadas, especialmente se já estiverem infectadas.

Hidratação das mãos é importante 

Não se esqueça do cuidado com as mãos e unhas, que geralmente são deixadas de lado. Elas também mostram os sinais de envelhecimento que podem ser evitados e, se instalados, tratados. A dermatologista diz que o hidratante corporal pode ser usado nas mãos, porém, o ideal é priorizar o uso de cremes mais específicos, pois a área das mãos é mais exposta ao sol e a repetidas lavagens. Desse modo, necessita de mais atenção.

“Durante o dia, procure utilizar fórmulas que contenham silicone e óleos (macadâmia, uva e rosa mosqueta) que formam uma película sobre a mão, independentemente da quantidade da perda de água. Já à noite,as fórmulas devem conter uréia, ácido lático e lactato de amônio, que têm alto poder de hidratação. Proteja-as com filtro solar, principalmente ao dirigir”, orienta Bellini.

Créditos pelas informações:  


Beijos

Um comentário:

Becky disse...

lindas essas unhas *-* amo muito =)